SELECT topo FROM abc_paginas WHERE link = 'diretoria' SELECT pagina FROM abc_paginas WHERE link = 'diretoria'
Diretoria

Composição


A ABEClin é dirigida por uma Comissão Diretora composta por:




Eleição e Mandato


O Vice-presidente é eleito na mesma chapa do Presidente que nomeia os demais. Somente o Presidente e o Vice-presidente eleito têm poderes administrativos nos termos da lei nº 10.406/02.  O Presidente tem um mandato de três anos podendo ser reeleito, uma única vez.

Comissão Diretora 2018

A comissão diretora para o mandato de 2018 é composta por:

ALEXANDRE FERRELI SOUZA
Presidente
Rio de Janeiro


Engenheiro em Eletrônica (UFRJ), Mestre em Engenharia Biomédica (UFRJ), MBA em Engenharia de Manutenção (EE/UFRJ), Especialista em Segurança do Trabalho (EE/UFRJ), Especialista em Engenharia Clínica (Albert Einstein). Autor de vários artigos em congresso e do livro \"Gestão da Manutenção em Serviços de Saúde\". É professor da disciplina Manutenção hospitalar do curso MBA em Engenharia de Manutenção da UFRJ. Membro Senior do IEEE, ACCE, conselheiro da ABRAMAN e do IBAPE-RJ. 

Perito judicial. Diretor da empresa Alternativa-MRI.

Ricardo Alcoforado Maranhão Sá.
Vice-Presidente Executivo


Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (UNIFEI), pós graduado em Engenharia Clínica pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, pós graduado em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP, pós graduado em Agentes de Inovação Tecnológica pela Faculdade Cambury e mestre em Saúde Pública com ênfase em Gestão de Tecnologias em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. 




Atualmente é professor da disciplina “Introdução à Engenharia Clínica” pela Escola de Engenharia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGO e é coordenador do curso de especialização em engenharia clínica pela RTG Especializações na cidade de Goiânia. 

Exerce a função de gerente da Gerência de Engenharia Clínica (GEC) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO). 
É sócio proprietário da empresa de consultoria Orbis Engenharia Clínica.

Foi consultor dos projetos REFORSUS, VIGISUS I e VIGISUS II no Ministério da Saúde na área de engenharia clínica. Foi engenheiro de produto na área de radioterapia da empresa SIEMENS. 

Foi diretor regional da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Edifício Hospitalar – ABDEH e hoje é o vice presidente executivo da Associação Brasileira de Engenharia Clínica - ABEClin.

Foi responsável pela aquisição dos equipamentos hospitalares para a implantação dos hospitais HUTRIN, HUANA, HUAPA, HURSO e HUGOL. É um dos autores do livro Segurança do Paciente, publicação da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), como parte do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.

Zeev Katz
Vice-Presidente de Gestão Administrativa


Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Biomédica pela UNICAMP. 


Foi um dos fundadores da TECSAÚDE Engenharia Hospitalar no final da década de 90, onde atua como Diretor de Operações, tendo conduzido mais de 100 contratos nas mais diversas áreas da Engenharia Clínica em instituições espalhadas por todas as regiões do Brasil. É Empreendedor Endeavor e membro do ACCE.

Ana Paula Lemes Jesus dos Santos
Vice-Presidente de Marketing


MBA Executivo em Administração em Gestão em Saúde (cursando). Pós- graduada em Informática em Saúde pela UAB/UNIFESP, graduada em Engenharia Biomédica pela UNIVAP, Coautora no livro “Princípios Incontestáveis da Liderança”, Certificada em Master Coach, Leader Coach e Business Coaching com Backstage Disney, em Orlando, Flórida, EUA, pela Américas Coaching. Certificada pelo Programa de desenvolvimento Pessoal para Líderes pela Havard Business Review Brasil. Starter em Programação

Neuro Linguística (PNL). Experiência em empresas nacionais de médio e grande porte, com vivência na área de operação e manutenção em ambiente hospitalar. Larga vivência na gestão de equipamentos médicos hospitalares.



Em 2014, aceitou o desafio de mudar de estado e participou amplamente da gestão na implantação de serviços de apoio (não assistenciais), com foco em acreditação hospitalar e projeto público privado (PPP) de um dos maiores hospitais da região norte, em Manaus, Estado do Amazonas. E, atualmente
atua na Direção Geral da Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, Hospital de referência da região norte e países vizinhos.

Dra. Léria Holsbach
Vice-Presidente de Desenvolvimento Técnico-Científico


Engenheira Eletrônica, especialização em Engenharia Clínica, mestrado em Engenharia Biomédica, doutorado em Engenharia de Produção - Ergonomia e Pós doutorado em Engenharia de Fatores Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS.




Atualmente coordena a engenharia Biomédica/Clínica e o Curso de Especialização em Eng Clinica pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Pesquisadora e docente do Programa de Pós Graduação da Engenharia de produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora colaboradora nos cursos de pós-graduação das seguintes instituições: Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Escola de Saúde Pública do Ceará; Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Instituto de Administração e Ciências da Saúde de Porto Alegre - IACHS. Consultora ad hoc das seguintes instituições: Ministério da Educação (MEC); Ministério da Saúde (MS); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). 

Linhas de pesquisa na área da saúde: Engenharia de Fatores Humanos; Avaliação de Tecnologias na Área da Saúde; Tecnovigilâcia;
Ensaios Clínicos e Processos de Esterilização de Produtos para a Saúde.

O time de trabalho da Engenharia Clinica da ISCMPA recebeu o prêmio internacional dado pela IFMBE-Internationl Federation for Medical and Biological Engineering em 2017. For demonstrating excellence in the categories of Professional Collaboration, Impact and Leading Change In the field of Clinical Engineering.

Bruno Roma
Vice-Presidente de Gestão Financeira


Engenharia de Telecomunicações - Universidade Cidade de São Paulo
Especialista em Engenharia Clínica - IIEP Albert Einstein


Atua desde 2007 com engenharia clínica e hospitalar
Atuou no Hospital de Aeronáutica de São Paulo e atualmente coordena a Engenharia Clínica dos hospitais do Complexo Hospitalar 8 de Dezembro em Guarulhos/SP

Comissão Diretora 2017

A comissão diretora para o mandato de 2017 é composta por:

Rodolfo More
Presidente
Santo André - SP


  • Engenheiro de Produção formado na Universidade de Marília
  • Especialista em Engenharia Clínica pela Unicamp

  • Primeiro Secretário das gestões 2008-2009 e 2010-2011

  • Proprietário da Engebio Engenharia Ltda
  • Membro da Célula de Excelência em Tecnologia Biomédica do CRA-SP
  • Professor da disciplina de Engenharia Clínica no Curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP

Alexandre Ferreli
Vice-presidente Executivo
Rio de Janeiro - RJ


  • Especialista em Engenharia de Manutenção (ABRAMAN)
  • Mestre em Ciências em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ)
  • Engenheiro em Eletrônica pela UFRJ

  • Secretário da Regional RJ no período 2010-2011

  • Atua desde 1997 na área de gestão, Engenharia Clínica e de Manutenção
  • Atuou nos hospitais Municipal Ferreira Machado, Pró Criança Cardíaca, Unimed RJ

Fernando Meira
Vice-presidente de gestão administrativa





  • 18 anos de experiência na área de equipamentos e sistemas médico-hospitalares

Leria Rosane Holsbach
Vice-presidente de Desenvolvimento Técnico-Cientifíco





  • 18 anos de experiência na área de equipamentos e sistemas médico-hospitalares

Eduardo Jun Hagiwara
Vice-presidente de Marketing e Relações Institucionais


  • Economista formado pela FEA-USP



  • 18 anos de experiência na área de equipamentos e sistemas médico-hospitalares

Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin

A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:

“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”