Dia do Hospital



O dia do hospital, comemorado no dia 2 de julho, é a data na qual foi fundada a Santa Casa de Misericórdia da cidade de Santos, que é um dos maiores hospitais do país, no ano de 1945, pelo presidente Getúlio Vargas.

O primeiro hospital do Brasil foi criado por Braz Cubas, no dia primeiro de janeiro de 1545. Sendo esse dia conhecido como o de todos os santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos. A cidade de Santos, localizada em São Paulo, ganhou esse nome devido ao hospital.

O primeiro hospital do mundo, segundo registros históricos, foi construído na Índia. A maior unidade hospitalar do país é o Hospital das Clínicas, da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, fundado em 19 de Abril de 1944. Porém, a unidade melhor equipada do Brasil é da rede privada, o Hospital Israelita Albert Einstein, também localizado em São Paulo, vem sendo preparado para atender pacientes vítimas de acidentes nucleares ou de guerras químicas em pronto-socorro.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-do-hospital.htm




Agradecimento aos Voluntários




Pesquisa Salarial 2020




Reunião ABEClin COVID-19




ABEClin - Suporte CV19




Entrevista ABEClin com AIIC sobre a crise do Coronavírus na Itália




Convênio entre ACCE e ABEClin




INVITATION TO ICEHTMC 2019




Feira Hospitalar: Nosso associado Arkmeds




Reservem a Agenda: “I Fórum de Gestão de Infraestrutura Hospitalar”




Congresso Brasileiro de Manutenção




Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin

A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:

“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”