SELECT topo FROM abc_paginas WHERE link = '109' SELECT pagina FROM abc_paginas WHERE link = '109'
Vaga de Especialista em Engenharia Clínica no Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projeto


TERMO DE REFERÊNCIA
(Acordo de Contratista Individual)

Título do Posto: Especialista em Engenharia Clínica
Projeto: Elaboração de projetos básicos e executivos para a construção de Hospitais Universitários Federais
Unidade Contratante: Centro Brasileiro de Projetos do UNOPS / Escritório da América Latina e Caribe
Supervisor: Suelma Rosa, Gerente do Programa para o Brasil
Local de Trabalho: Brasília/DF
Tipo de Contrato: Acordo de Contratista Individual Retainer 
Nível de Contrato: Especialista, nível 11
Duração do Contrato:12 meses
Período de inscrição: 10 de agosto de 2015 a 23 de agosto de 2015


Valores fundamentais das Nações Unidas: integridade, profissionalismo e respeito pela diversidade.


1. INFORMAÇÕES GERAIS
“O UNOPS possui um papel fundamental na prestação de serviços de gestão para as nossas operações salva-vidas, humanitárias, de construção da paz e de desenvolvimento. Eu tenho visto muitos exemplos de como estas atividades ajudam pessoas em sofrimento, em partes conturbadas do mundo” - Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas.
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (United Nations Office for Project Services - UNOPS), é o organismo operacional das Nações Unidas que apoia diferentes parceiros na implementação de projetos de construção da paz, de ajuda humanitária e de desenvolvimento. O UNOPS ajuda a traduzir políticas em ações.
A missão do UNOPS é servir aos necessitados, expandindo a capacidade da ONU, de Governos, organizações privadas, ONGs e de outros parceiros, na gestão de seus projetos, de maneira eficiente e sustentável; aumentando a rapidez, diminuindo os riscos, impulsionando o custo-benefício e melhorando a qualidade. 
Os principais serviços da UNOPS incluem gestão sustentável de projetos, infraestrutura sustentável e aquisições sustentáveis. Nossos projetos vão desde o gerenciamento de rodovias no Sudão do Sul e a construção de abrigos no Haiti, à compra de computadores para a educação na Argentina.
O UNOPS emprega mais de 6000 pessoas, em nome dos parceiros, criando centenas de oportunidade de emprego nas comunidades locais. 
Com sede em Copenhague, Dinamarca, uma rede de 5 escritórios regionais e mais de 20 centros de operações e projetos, o UNOPS supervisiona atividades em mais de 80 países.
O UNOPS ajuda seus parceiros a construir escolas, estradas, pontes, hospitais, prisões e quarteis de polícia. Em nome de seus parceiros, o UNOPS treina trabalhadores de construção, oficiais de compras e funcionários públicos, além de organizar complexas ações como capacitação para eleições e de preparação em casos de desastres naturais. O UNOPS adquire mercadorias que vão desde veículos a suplementos médicos, e ainda administra pequenos empréstimos e gerência fundos.

2. ESCOPO DO TRABALHO 
Com a finalidade de gerir o processo de recuperação dos Hospitais Universitários Federais, foi criada, em 2011, por meio da Lei nº 12.550, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, com Estatuto Social aprovado pelo Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011.
Por meio de contrato firmado com as universidades federais que assim optarem, atua no sentido de modernizar a gestão dos Hospitais Universitários Federais, preservando e reforçando o papel estratégico desempenhado por essas unidades de centros de formação de profissionais na área da saúde e de prestação de assistência à saúde da população, integralmente no âmbito do SUS.
A EBSERH tem como missão garantir as condições necessárias para que os hospitais universitários federais prestem assistência de excelência no atendimento às necessidades de saúde da população, de acordo com as orientações do SUS, e ofereçam as condições adequadas para a geração de conhecimento de qualidade e formação dos profissionais dos diversos cursos das universidades as quais pertencem.
Neste contexto, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica Internacional entre EBSERH e UNOPS visando a elaboração e coordenação de projetos arquitetônicos e de engenharia para obras de construção de Hospitais Universitários Federais (HUFs), em caráter piloto, com o objetivo primordial de desenvolver e implementar metodologias estruturantes e inovadoras na construção de hospitais.
Caberá ao Especialista em Engenharia Clínica que ora se pretende contratar integrar o corpo técnico do projeto para desempenhar as atividades relacionadas aos componentes do projeto de arquitetura e dos projetos de infraestrutura de saúde que comporão o escopo do trabalho a ser desenvolvido; além disto, participar da concepção de um modelo inovador para construção de hospitais universitários, com base nas melhores práticas adotadas no Brasil e no exterior.
Em linhas gerais, o escopo de seu trabalho incluirá (mas não estará limitado a):
• Planejamento do trabalho, formulação de estratégias e compatibilização com as demais áreas do projeto;
• Opinar sobre os Programas de Necessidades dos hospitais universitários que fazem parte deste projeto;
• Colaboração na boa execução dos estudos e projetos, resolvendo com rapidez os requerimentos técnicos que garantam, mediante uma intervenção proativa, a qualidade do objeto do contrato, prevenindo possíveis problemas técnicos, sócio ambientais ou financeiros na função de desenvolvimento dos projetos;
• Avaliação de projetos (desenhos e especificações técnicas) em todas as etapas de sua elaboração, considerando se as propostas arquitetônicas e de infraestrutura predial são compatíveis com a tecnologia atual dos equipamentos médico-hospitalares necessários à assistência pretendida;
• Colaborar na proposição e avaliação de tecnologias passíveis de incorporação aos projetos; e
• Assegurar o cumprimento das normas regulatórias pertinentes.

3. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES/RESPONSABILIDADES
O Especialista em Engenharia Clínica deverá ser responsável por:
• Desenvolver um plano indicativo das demandas para a área de engenharia clínica, incluindo o desenvolvimento de critérios de qualidade e quaisquer outras informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do projeto; 
• Fiscalização, assessoria, supervisão e avaliação dos estudos na área de engenharia clínica e comprovação em todas as fases definidas;
• Manter registros dos procedimentos realizados, relatórios recebidos e produzidos, e em geral toda documentação técnica relevante do projeto na área de engenharia clínica;
• Revisão de Projetos Básicos já elaborados;
• Apoio ao desenvolvimento e avaliação de Memoriais Descritivos, Especificações e Planilhas Orçamentárias;
• Relacionamento com fornecedores e com equipes locais ou remotas.

Desempenho Geral
• Estabelecer sólida relação de trabalho com o cliente do projeto e parceiros de implementação;
• Orientar o cliente sobre questões que possam impactar o atingimento dos resultados esperados (incluindo requerimentos de sustentabilidade e da etapa “pós-projeto”, como manutenção).
• Manter informado o Conselho Gestor dos Projetos e o Chefe do Escritório UNOPS sobre avanços, problemas e soluções apresentadas durante o desenvolvimento dos trabalhos; além de comunicar, imediatamente, quaisquer desvios em relação ao planejado ou às normas e regulamentos que se aplicam a esse tipo de projeto.

4. QUALIFICAÇÃO E EXPERIÊNCIA

a) Formação Acadêmica
• Graduação em Engenharia;
• Obrigatório Mestrado ou especialização em Engenharia Clínica;
• Extensão e/ou capacitação em gerenciamento de projetos de infraestrutura na área de saúde serão considerados como um diferencial.

b) Experiência Profissional
• Obrigatória experiência prévia de pelo menos 03 anos atuando como Engenheiro Clínico;
• Desejável atuação prévia em projetos de infraestrutura hospitalar;
• Desejável experiência anterior em projetos hospitalares no Brasil ou América Latina.

c) Competências Essenciais
Além do comprometimento com os valores fundamentais das Nações Unidas e com os valores e princípios do UNOPS e da EBSERH:
• Conhecimento e habilidade para analisar projetos e documentação técnica para elaborar projetos e pareceres técnicos em sua área de expertise;
• Sólidos conhecimentos de softwares operativos (MS Word e Excel) e de recursos tecnológicos profissionais;
• Forte capacidade analítica, de planejamento e de proposição de soluções para problemas;
• Profissionalismo, integridade e compromisso com as demandas do projeto;
• Capacidade de executar as atividades do projeto, cumprindo prazos apertados, em ambientes estressantes e em variados contextos culturais;
• Boas habilidades nas relações interpessoais e de comunicação (falada e escrita).

d) Idiomas
• Fluência oral e escrita em Português;
• Conhecimento de uma segunda língua de trabalho da ONU será considerado como um diferencial.
É OBRIGATÓRIO TER NACIONALIDADE BRASILEIRA OU POSSUIR VISTO DE TRABALHO VÁLIDO.

5. Considerações adicionais
• Por favor, observe que a data de encerramento das inscrições segue o horário oficial de Copenhague (CET);
• As candidaturas recebidas após a data limite não serão consideradas;
• Apenas os candidatos pré-selecionados para entrevistas serão notificados;
• Mulheres são fortemente encorajadas a se candidatar.


 Link para depositar as candidaturas à vaga: https://gprs.unops.org/pages/viewvacancy/VADetails.aspx?id=8160


Feira Hospitalar: Nosso associado Arkmeds




Reservem a Agenda: “I Fórum de Gestão de Infraestrutura Hospitalar”




Congresso Brasileiro de Manutenção




Sorteio de vaga para Curso de Segurança Elétrica Aplicada aos Equipamentos Eletromédicos




Omni Experience - Sucesso!




Metrosaúde 2018




APRESENTAÇÃO ELUXEO - FUJIFILm Para Engenheiros Clínicos




Omni Experience




Primeiro Simpósio de Eletrocirurgia para Engenharia Clínica




Ranking dos melhores hospitais da América Latina




Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin

A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:

“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”