Os 10 melhores hospitais do mundo




Uma pesquisa analisou os hospitais mais bem sucedidos do mundo em termos de qualidade de atendimento, gestão e eficiência. A empresa de comunicação Healthcare Global listou as 10 melhores instituições, que ficam em sua maioria nos EUA e na Europa. Veja a lista:

1. Johns Hopkins Hospital, EUA: No topo da avaliação está o Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Conhecido por ser o berço da engenharia genética, também é o local onde a descoberta das restrições de enzimas (pesquisa vencedora de Prêmio Nobel) foi feita. Além disso, foi responsável pela primeira cirurgia de mudança de sexo. O John Hopkins destaca-se por ter identificado três tipos de vírus da poliomielite, por descobrir opióides naturais do cérebro e realizar a primeira operação de tetralogia de Fallot (síndrome do bebê azul). A instituição, que em 2013 firmou parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre-RS é reconhecida pelos avanços médicos, pela assistência ao paciente e pelo ensino. Alguns dos médicos mais conhecidos do mundo foram ou estão associados a este hospital.

 2. Asklepios Klinik Barmbek, Alemanha:  O Grupo é o maior operador privado de hospitais em todo o continente europeu, mas o centro de Hamburgo é considerado o principal destaque. Está entre os melhores em matéria de inovação e tecnologia médica. Empresas farmacêuticas lançam medicamentos e equipamentos na Klinik antes de serem colocados à disposição do resto do mundo, e o centro possui excelentes instalações de enfermagem e de reabilitação. A Asklepios Klinik é um dos mais conhecidos laboratórios médicos do mundo e também se destaca nas cirurgias cardíacas e em oncologia.

3. Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, EUA: Um dos três principais centros de câncer dos EUA, continua a ser o melhor e mais conhecido centro de tratamento da doença. É afiliado a duas escolas médicas de prestígio (University of Texas Medical School e a Baylor Medical College). Fornece internato e residência para profissionais, além de cursos sobre imunologia, virologia e terapia genética, que atraem os melhores estudantes e professores de todo o mundo. Recentemente firmou convênio com o Hospital Einstein, de São Paulo.

 4. Brigham and Women’s Hospital, EUA: Localizado em Boston, é um dos maiores prestadores de serviços de saúde em Massachusetts e a segunda maior filial de ensino da Escola de Medicina de Harvard. O centro reúne um instituto de câncer e um hospital, com 13 centros especializados em doenças em áreas como a neurociência, artrite e ortopedia. Possui instalações de pesquisa de alta qualidade, e por mais de uma década o seu Instituto de Pesquisa Biomédica foi um dos dois hospitais que recebeu o maior investimento por meio da agência governamental americana Instituto Nacional de Saúde.

 5. Great Ormond Street Hospital, Reino Unido: 
Trata-se do primeiro hospital do mundo criado exclusivamente para o tratamento de crianças. Continua sendo um dos melhores em seu campo, mas é mais conhecido por receber os direitos autorais do clássico da literatura infantil Peter Pan, cujos royalties são investidos em pesquisas e tratamentos. O Great Ormond Street Hospital está intimamente associado à University College London e é o maior centro de pesquisa e ensino de pós-graduação em saúde infantil na Europa. Mais do que isso, é o maior centro para cirurgias de coração ou cérebro de crianças do Reino Unido.

6. Wooridul Spine Hospital, Seul, Coreia do Sul:
Principal referência mundial em cuidados da coluna. É famoso por desenvolver tratamento cirúrgico minimamente invasivo para pacientes com problemas na lombar, nas áreas cervical e torácica, e utiliza terapias de injeção. A avançada técnica cirúrgica de coluna vertebral desenvolvida pela instituição não derrama uma gota de sangue e é minimamente invasiva para tratar hérnia de disco. Também é bem conhecido no turismo médico e se destaca no tratamento de articulações.

7. Shouldice Hospital, Canadá: Nome mais famoso do mundo no tratamento de hérnia abdominal, homenageia o Dr. Edward Earle Shouldice, que desenvolveu a técnica do uso de tecido natural, livre de tensão, durante a II Guerra Mundial. Também é conhecido por iniciativas sustentáveis e a forma de desenvolvimento de pesquisas já serviu de base para estudos da Harvard Business School e muitas outras universidades do mundo.

 8. Bumrungrad International Hospital, Tailândia: Mais conhecido pelo turismo médico, é o maior hospital privado no Sudeste Asiático. Trata mais de um milhão de pacientes por ano e tem a sua própria agência de viagens para cuidar da prorrogação de vistos e fornecer tradutores para estrangeiros. Conta com instalações luxuosas. Realizou, em 2008, a Thailand Quality Class Recognition Award, onde recebeu premiações internacionais. O hospital trabalha com quase todas as especialidades e sub-especialidades da medicina.

 9. Anadolu Medical Center, Turquia: Líder em oncologia graças ao Centro de Transplante de Medula Óssea. Inaugurado em 2005, emergiu como um dos mais procurados nomes no tratamento contra o câncer. É afiliado ao Hospital Johns Hopkins. O IMRT (radioterapia com intensidade modulada) e o Cyberknife (equipamento de radioterapia robótico usado para tratar tumores) são duas das mais recentes tecnologias utilizadas no tratamento do câncer desenvolvido neste centro médico. O hospital também oferece atendimento multidisciplinar, check-ups gratuitos, educação do paciente, cursos de primeiros socorros e cursos relacionados à medicina preventiva.

 10. Gleneagles Hospital, Singapura: Principal hospital do Grupo Hospitalar Parkway, é uma instituição multi-disciplinar que está na vanguarda da tecnologia médica, sendo uma das mais importantes em especialidades como cardiologia, oncologia, obstetrícia, ginecologia e ortopedia. Conhecido pela alta qualidade dos médicos, do atendimento, pelos serviços amigáveis​​, o Gleneagles é muito conhecido por uma operação de 2005, em que uma equipe médica realizou a separação, em cirurgia de 10 horas, de duas gêmeas siamesas da Indonésia, que estavam unidas pelo quadril.





Reconhecimento da profiss




Regras para participação no CEDAY 2021




Reconhecimento de profissionais atuantes em Engenharia Clínica - Premiação João Pedroso




Agradecimento aos Voluntários




Pesquisa Salarial 2020




Reunião ABEClin COVID-19




ABEClin - Suporte CV19




Entrevista ABEClin com AIIC sobre a crise do Coronavírus na Itália




Convênio entre ACCE e ABEClin




INVITATION TO ICEHTMC 2019




Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin

A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:

“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”