SELECT topo FROM abc_paginas WHERE link = '163' SELECT pagina FROM abc_paginas WHERE link = '163'
Santa Casa comprou equipamentos de empresa 'fantasma', diz denúncia


Equipamentos que podem salvar vidas viraram alvo de suspeitas na Santa Casa de São Carlos (SP), principal hospital da cidade. Documentos apontam indícios de que máquinas de R$ 2,5 milhões foram compradas de uma empresa que não existe fisicamente e que os preços pagos estariam acima dos praticados pelo mercado.
As notas fiscais mostram que os produtos foram vendidos pela Prote-news Comércio de Equipamentos Hospitalares Ltda. De acordo com os dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídicas da Receita Federal e da ficha da Junta Comercial do Estado de São Paulo, a empresa pertence a Mauro Goularte Neves.

“Não existe nenhuma autorização junto à Vigilância Sanitária dessa empresa para vender produtos hospitalares”, afirmou a diretora do órgão no município, Carolina de Oliveira Pinto. 
Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que a Prote-news também não tem autorização para vender equipamentos médicos, o que é exigido na legislação.
Depois da denúncia, a Santa Casa abriu uma auditoria para apurar as compras. O provedor do hospital informou que entrou na Justiça contra a fornecedora e que desconhecia a necessidade de autorização da Anvisa para uma empresa vender produtos hospitalares. 

“Essa informação nós estamos obtendo agora e será objeto até, se possível ainda, de um aditivo nessas ações para pedir a exibição dessa autorização por parte da Anvisa”, disse Antonio Valério Morillas Júnior.
Questionado pela reportagem se faltou cuidado ao fechar um negócio milionário com uma empresa irregular e que usa endereço falso, Morillas disse que o hospital fez o procedimento que era necessário. “É um fato de que nós tomamos conhecimento depois. Não tínhamos conhecimento, simplesmente verificamos a sua legalidade no estado e no âmbito federal e é o necessário, os equipamentos estão aí, com nota fiscal, e através da auditoria nós esperamos agora esclarecer todos esses fatos”, ressaltou.   

Fontes:



Feira Hospitalar: Nosso associado Arkmeds




Reservem a Agenda: “I Fórum de Gestão de Infraestrutura Hospitalar”




Congresso Brasileiro de Manutenção




Sorteio de vaga para Curso de Segurança Elétrica Aplicada aos Equipamentos Eletromédicos




Omni Experience - Sucesso!




Metrosaúde 2018




APRESENTAÇÃO ELUXEO - FUJIFILm Para Engenheiros Clínicos




Omni Experience




Primeiro Simpósio de Eletrocirurgia para Engenharia Clínica




Ranking dos melhores hospitais da América Latina




Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin

A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:

“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”