Entrevista ABEClin com AIIC sobre a crise do Coronavírus na Itália

Recentemente um jornal italiano divulgou uma notícia sobre o trabalho oculto dos profissionais de engenharia clínica italianos, e a importância desses profissionais para a preparação dos espaços para atendimento aos afetados pela COVID-19. Ao ler a notícia surgiu a ideia de saber mais
sobre a atuação dos profissionais de engenharia clínica na Itália.

Entramos em contato com os representantes da Associação Italiana de Engenharia Clínica (AIIC) que tivemos o prazer de conhecer pessoalmente em Roma no ano passado e elaboramos algumas perguntas com o objetivo de entender como os profissionais de engenharia clínica foram exigidos, quais foram as dificuldades no início e quais ações foram possíveis. Como vocês verão no relato, a gripe os atingiu de forma muito rápida a região da Lombardia. Em seguida temos o relato da situação atual por lá. Por fim perguntamos quais as dicas os engenheiros clínicos italianos podem nos dar para que possamos nos preparar melhor para atender os hospitais e os afetados pela doença.

Este trabalho está alinhado com os objetivos da Associação Brasileira de Engenharia Clínica, e com as estratégias desta diretoria de desenvolver relacionamento e compartilhamento de conhecimento com instituições nacionais e internacionais.

Esperamos que a partir deste documento, possamos ter profissionais de engenharia clínica melhor preparados para atuar durante o surto da COVID-19.

 Segue o link para download da entrevista.


Reunião ABEClin COVID-19




ABEClin - Suporte CV19




Convênio entre ACCE e ABEClin




INVITATION TO ICEHTMC 2019




Feira Hospitalar: Nosso associado Arkmeds




Reservem a Agenda: “I Fórum de Gestão de Infraestrutura Hospitalar”




Congresso Brasileiro de Manutenção




Sorteio de vaga para Curso de Segurança Elétrica Aplicada aos Equipamentos Eletromédicos




Omni Experience - Sucesso!




Metrosaúde 2018




Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin

A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:

“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”