SELECT topo FROM abc_paginas WHERE link = '72' SELECT pagina FROM abc_paginas WHERE link = '72'
Inatel apresenta sua expertise em Engenharia Biomédica na Hospitalar 2015




O Inatel - centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias – participa este mês da maior feira de negócios para o setor de Saúde do continente americano, a Hospitalar 2015, que será realizada entre os dias 19 e 22 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de oferecer seus serviços de educação, consultoria e P&D na área de Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica, a instituição irá expor em seu stand o Aro Magnético, projeto destinado a auxiliar pessoas com deficiência auditiva.

Desenvolvido pelos alunos Filipe Loyola Lopes, do curso de Engenharia Biomédica, e Diogo Duarte Bernardes, do curso de Engenharia de Telecomunicações, o Aro Magnético consiste em um dispositivo para ser instalado em auditórios e salas de aula capaz de permitir às pessoas com deficiência auditiva (e que utilizam aparelhos auditivos) captar a voz do professor ou palestrante sem ruídos. 

O projeto, premiado com o segundo lugar na Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas do CREA Minas (Feicintec), realizada em dezembro de 2014, está em fase de ensaios eletrônicos e simulações e aguarda aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para dar início aos testes. Após isso, a ideia é instalar o equipamento no auditório do Inatel e em outras instituições do sul de Minas Gerais.  

O Aro Magnético integra as pesquisas do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA), ambiente laboratorial da instituição voltado para a criação de soluções tecnológicas que facilitem a vida das pessoas com deficiência, e foi desenvolvido em parceria do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina (INTI). 


Mão-de-obra qualificada 

Assim como no ano passado, quando o Inatel participou pela primeira vez da Hospitalar com o intuito de apresentar os engenheiros biomédicos formados pela instituição ao mercado, o estande da instituição este ano pretende novamente ser um ponto de encontro para os recém-formados na área. 

E para promover a interação entre os egressos que atuam na área de Saúde, será realizado no dia 20, às 19h30, em paralelo a feira, o 17º Encontro Regional de Ex-alunos do Inatel. Os interessados em participar podem obter mais informações no site www.inatel.br/nesp.    


Sobre o Inatel

Criado em 1965, o Inatel oferece cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu em diversas áreas e atua na transferência de tecnologia para o mercado.

Foi uma das primeiras instituições brasileiras a criar o curso de graduação em Engenharia Biomédica e, atualmente, é uma das 11 faculdades que possuem o curso no país. O Instituto oferece ainda pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica, bem como capacitação e consultoria técnica na área para empresas do setor médico-hospitalar. 

A instituição também está apta a desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento em hardware e software, elaborando soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada empresa. 

Mais informações pelo telefone (35) 3471-9239.

Feira Hospitalar: Nosso associado Arkmeds




Reservem a Agenda: “I Fórum de Gestão de Infraestrutura Hospitalar”




Congresso Brasileiro de Manutenção




Sorteio de vaga para Curso de Segurança Elétrica Aplicada aos Equipamentos Eletromédicos




Omni Experience - Sucesso!




Metrosaúde 2018




APRESENTAÇÃO ELUXEO - FUJIFILm Para Engenheiros Clínicos




Omni Experience




Primeiro Simpósio de Eletrocirurgia para Engenharia Clínica




Ranking dos melhores hospitais da América Latina




Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin

A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:

“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”