Skip links

Abeclin leva programação internacional e reconhecimento profissional para a Hospitalar 2025

Diretoria Abeclin (Foto: Cristiano Borges)

A Associação Brasileira de Engenharia Clínica (Abeclin) marca presença na Hospitalar 2025, a maior feira de saúde da América Latina, com uma programação dedicada ao desenvolvimento da engenharia clínica. De 20 a 23 de maio, no São Paulo Expo, a Arena de Engenharia Clínica será palco de discussões técnicas, apresentações de cases de sucesso, palestras nacionais e internacionais e a entrega do Prêmio João Pedroso de Engenharia Clínica.

Um dos destaques será o 3º Seminário Latino-Americano de Engenharia Clínica, promovido nos dias 20 e 21 de maio. O evento reúne nomes da engenharia clínica mundial, consolidando o espaço como referência para troca de experiências, disseminação de conhecimento e fortalecimento da profissão.

Ratko Magjarević, presidente da International Federation for Medical and Biological Engineering (IFMBE) (Foto: Cristiano Borges)

A palestra magna de abertura foi realizada por Ratko Magjarević, presidente da International Federation for Medical and Biological Engineering (IFMBE). Reconhecido mundialmente, Magjarević levantou reflexões estratégicas sobre o papel da engenharia clínica em um cenário internacional cada vez mais exigente e tecnológico.

Entre os palestrantes internacionais confirmados, estão Tom Judd (EUA), conselheiro da Global Clinical Engineering Alliance e ex-diretor da Kaiser Permanente, com atuação junto à OMS; Fernando Ballina (Argentina), presidente da Sociedad Argentina de Bioingeniería (SABI); Javier Enrique Camacho (Colômbia), pesquisador e docente na Universidade EIA; Raquel Cánovas Paradell (Espanha), diretora da Sociedad Española de Electromedicina e Ingeniería Clínica (SEEIC); e José Domingo Sanmartín Sierra (Espanha), secretário Geral da SEEIC e professor da Universidade de Sevilla.

A programação também conta com nomes de destaque do cenário nacional. Como José Alberto Ferreira Filho, professor titular da UNIFEI; e Luiz Eduardo Costa, gerente de Inteligência Regulatória da ABIMO.

Além das palestras, a Arena conta com Talk Shows com apresentação de cases de sucesso, palestras técnicas com conteúdo de patrocinadores e a apresentação de artigos científicos. Os melhores trabalhos serão selecionados para publicação na revista internacional Glocal Clinical Engineering Journal, ampliando a visibilidade da produção brasileira e latino-americana no cenário global.

Outro momento aguardado será a entrega do Prêmio João Pedroso de Engenharia Clínica, que homenageia profissionais que se destacaram no setor nos últimos anos.

Para o presidente da Abeclin, Ricardo Maranhão, a participação na Hospitalar é uma oportunidade estratégica para fortalecer o setor e debater os rumos da engenharia clínica. “É fundamental discutirmos os avanços, os desafios e o papel estratégico da engenharia clínica na transformação dos sistemas de saúde. A programação que preparamos é uma oportunidade única de aprendizado, valorização profissional e construção de conexões com especialistas do Brasil e do mundo”, afirmou.

Ricardo Maranhão, presidente da Abeclin (Foto: Cristiano Borges)

Deixe um comentário