A Engenharia Sanitária é a área que cuida da exploração e do uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e geral, como os sistemas de abastecimento de água, dos esgotos, da limpeza nas cidades, aí incluso os sistemas de tratamento.
O profissional da área deve ter uma grande formação nas áreas ambiental, hidráulica, hidrologia, e de recursos hídricos, pois planeja e orienta o bom uso da água de bacias hidrográficas, produzindo Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotos Sanitários e de Bacias Hidrográficas.
Ele também faz planos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, também projetando canais. Pode inclusive acompanhar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA’s) e de Estações de Tratamentos de Esgotos (ETE’s) que tratam águas poluídas ou contaminadas.
O sanitarista Francisco Saturnino de Brito é o Patrono da Engenharia Sanitária no Brasil. A prática da profissão no Brasil requer inscrição no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).
Fonte: http://www.crea-rn.org.br/noticias/ver/1969
A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:
“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”