COMUNICADO
Prezados associados e profissionais atuantes na área hospitalar,
A ABEClin recebeu vários alertas de seus associados relacionados com tentativas de furto de equipamentos de hospitais nos quais o serviço de Engenharia Clínica é terceirizado. Segundo os relatos: indivíduos chegam algumas horas após o término do expediente do serviço de Engenharia Clínica se apresentando como funcionários do mesmo, informam nomes da supervisão/direção e que estão na unidade para retirar vários equipamentos para manutenção. Nas unidades onde as tentativas ocorreram os responsáveis cientes do risco melhoraram o processo de segurança.
A ABEClin visando manter o bom nome da Engenharia Clínica no estado do Rio de Janeiro solicita a todos os administradores hospitalares que adotem as seguintes providências:
1. Retirada de equipamento permitida somente durante o horário comercial e de segunda a sexta.
2. A escala de sobreaviso deverá ser informada com antecedência para que a segurança saiba quem está autorizado a ir na unidade fora do expediente.
3. A visita do funcionário de sobreaviso deverá ser confirmada com o setor que abriu o chamado e anotado no livro de ocorrência.
4. A visita do funcionário de sobreaviso deverá ser confirmada com alguém da direção da empresa.
A ABEClin recomenda que os serviços de saúde, assim como as empresas de Engenharia Clínica que atuem no Rio de Janeiro apoiem e divulguem estas informações e procedimentos. Caso algum associado seja detido e comprovada a sua participação no desvio de equipamentos, o mesmo será desligado da ABEClin.
Atenciosamente,
Alexandre Ferreli
Vice Presidente Executivo