8 de Abril, Dia Mundial da Luta Contra o Câncer





Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço de todos os casos de câncer pode ser impedido. A estratégia mais eficaz, se resume a somente uma palavra: prevenção. 

Ajudando a reforçar a lista de ações contra o câncer, a UICC lançou, em 2008, a Declaração Mundial contra o Câncer, documento que possui metas para diminuir a incidência da doença no mundo até 2020, buscando, por meio da adesão popular, conscientizar governos e entidades médicas. O documento agrega 11 objetivos que devem ser alcançados até essa data. Dentre eles, a diminuição significativa do consumo mundial de tabaco e álcool, além do combate à obesidade, um grande fator de risco para o câncer. Também faz parte da lista a busca por melhores métodos de diagnóstico, e também o aumento da sobrevida dos pacientes com a doença, incluindo a cobertura universal dos programas de vacinação contra a hepatite B e o HPV, prevenindo também o câncer de fígado e o do colo do útero.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/04/dia-mundial-da-luta-contra-o-cancer-veja-como-se-prevenir-contra-doenca.html

Premio IFMBE 2021




Vencedores do Premio Joao Pedroso 2021 e indicados




Comissao Feminina Enedina Marques (CFEM)




Reconhecimento da profissao




Regras para participação no CEDAY 2021




Reconhecimento de profissionais atuantes em Engenharia Clínica - Premiação João Pedroso




Agradecimento aos Voluntários




Pesquisa Salarial 2020




Reunião ABEClin COVID-19




ABEClin - Suporte CV19




Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin

A ABEClin, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:

“O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”