A Abeclin é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Foi estabelecida com o objetivo de incentivar, consolidar, integrar e qualificar os profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica definindo-os da seguinte forma:
Abeclin – Associação Brasileira de Engenharia Clínica
“O profissional de Engenharia Clínica é aquele que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.”
Objetivos
- Promover, desenvolver e difundir o conhecimento sobre a Engenharia Clínica;
- Reunir profissionais que atuem na área de Engenharia Clínica;
- Promover o desenvolvimento da capacitação técnica de seus membros;
- Estabelecer relacionamento com órgãos governamentais e não governamentais, entidades públicas e privadas, no Brasil ou no exterior a fim de atingir o escopo do item 1;
- Colaborar com órgãos governamentais, entidades civis, militares ou paraestatais, empresas privadas, entidades de ensino e institutos de pesquisa, na elaboração de normas técnicas e regulamentos, emissão de pareceres e laudos técnicos e estudos especiais e planejamentos sobre gestão de equipamentos de saúde em serviços de saúde;
- Zelar pela ética profissional e oferecer aos associados serviços que facilitem o exercício da profissão.
Atribuições para o profissional de Engenharia Clínica (em análise pelo CONFEA/CREA):
- Dirigir, gerenciar, coordenar, e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia Clínica.
- Promover estudos, coletar dados, desenvolver protocolos de pesquisa e ensaios clínicos, planejar e especificar tecnicamente os equipamentos de saúde.
- Realizar estudos de viabilidade técnica e econômica no âmbito da Engenharia Clínica sobre os equipamentos de saúde.
- Propor políticas, planos, programas, diretrizes, regulamentos e procedimentos para manter os equipamentos de saúde seguros para uso nos pacientes.
- Prestar assistência, assessoria e consultoria no âmbito da Engenharia Clínica.
- Assessorar o planejamento, seleção, dimensionamento e especificação para aquisição de equipamentos de saúde, inclusive com respeito aos custos.
- Avaliar os contratos de aquisição e de serviços referentes aos equipamentos de saúde.
- Avalizar a especificação e aquisição de equipamentos de apoio e médico-assistenciais.
- Realizar a Avaliação de Tecnologia em Saúde.
- Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas ao gerenciamento, usabilidade e controle de riscos associados a equipamentos de saúde.
- Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas, promovendo a tecnovigilância dos equipamentos de saúde.
- Conduzir equipe técnica de instalação, montagem, reparo, manutenção dos equipamentos de saúde.
- Estudar as condições dos ambientes das instalações e dos equipamentos de saúde, com vistas à segurança dos pacientes.
- Vistoriar, desenvolver programas, avaliar, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas e controle sobre a aquisição, recebimento, instalação, armazenamento, uso, intervenção técnica, realizar perícias, desativação e descarte dos equipamentos de saúde, caracterizando as atividades e operações.
- Assessorar os engenheiros de outras modalidades nos projetos de instalação de equipamentos de saúde.
- Desenvolver e elaborar programas destinados à manutenção corretiva, preventiva e calibração dos equipamentos de saúde, incluindo os ensaios de segurança e desempenho.
- Desenvolver, elaborar e promover o treinamento específico da área de Engenharia Clínica e assessorar a elaboração de programas de treinamento geral.
- Participar dos processos de integração dos equipamentos de saúde com a rede de tecnologia da informação e comunicação.
- Desenvolvimento de sistemas de infraestrutura para ambientes de sistemas de saúde não tradicionais e áreas de catástrofes.